6 de outubro de 2012

Tétrica cidade

O município de Feira de Santana é desprovido de espaços e eventos aprazíveis, sejam eles ofertados pela geografia, sejam eles providenciados pelo poder público ou por um grupo. É verdade que há cidades, onde a natureza se fez bela e/ou a efervescência artística emergiu, de modo que contam "naturalmente" com fontes que servem como um poderoso contraponto aos desmandos todos que acontecem em sua cercania; um rio limpo e vigoroso, por exemplo, representa um canal de respiro a uma realidade penosa. A transcendência pode ser também acessada num espaço cultural que disponibiliza uma vasta e criativa programação.

Feira, a meu ver, não foi agraciada nem com estas e nem com outra modalidade qualquer que seja de zona de escape, afinal, não dispõe de uma montanha energizante, um parque público agradável para caminhar ou algum endereço parecido. A cidade não é nem um pouco bonita e sua feiura advém do fato de sua estrutura estar calcada, sobretudo, no comércio, de modo que é excessivamente povoada pelos seus signos, leia-se: placas luminosas estupidamente grandes, infinidade de grades de proteção contra roubo, poucas árvores (quero deixar dito que vejo beleza, poder e sapiência em muitas cidades do interior, mas Feira não está entre elas). E este lugar, que já é tradicionalmente desprovido de beleza natural e urbana, ficou ainda pior com as eleições municipais.

A cidade de Feira de Santana alcançou o impossível: conseguiu se enfeiar ainda mais durante o período eleitoral. O ego do ex-prefeito e sua sede de poder alcançaram a sordidez e produziram uma baixeza temerosa, por outro lado, as promessas do atual beiraram o ridículo, pois são irrealizáveis. Ele reproduz pateticamente a oferta de promessas sedutoras e sem nenhuma, absolutamente nenhuma chance de virarem realidade. MUITO, MUITO NOJO DAS DUAS CONDUTAS!

A princesinha do Agreste ficou tétrica ao vivenciar uma disputa danificada. Desenrolou-se um processo eleitoral muito rasteiro, com armações audiovisuais inaceitáveis. O ex-prefeito contratou alguém para imitar a voz do candidato do PT e simular negociações escusas. Não satisfeito em mostrar uma armação extremamente tosca no rádio e na televisão, reproduziu incontáveis CDs com a tal mentirosa gravação e, numa dada noite, jogou de três a quatro unidades nas casas das pessoas. Algo horrível! Deprimente! Que arremessa a ética no lixo com tanta veemência, que arranha nossa fé na política e rouba muito do nosso fôlego.

Estas desrespeitosas estratégias são tão ultrajantes, que o dantesco horário eleitoral com candidatos, que optam por performances altamente jocosas, se tornou café bem, bem pequeno frente à baixeza do ex-prefeito e do prefeito atual.

2 comentários:

  1. A Geografia até que ofertou sim as lagoas que no passado até daria nome à cidade: "Santana dos Olhos Dágua, porém os desmandos contribuíram pra que essas lagoas secassem e até o nosso querido Rio Jacuípe hoje amarga o titulo de um dos rios mais poluídos do nordest e, Triste rio!

    ResponderExcluir
  2. Menina,

    Enquanto eu escrevia o texto, lembrei-me do rio Jacuípe, mas foi uma lembrança tão fugidia, tão esquisita, que ela não foi capaz de me levar a uma reformulação do texto, o que deveria ter acontecido, sim. Afinal, deveria ter ficado dito que as ofertas naturais foram feitas, mas os desmandos acabaram com elas. Contudo, não consegui ir por aí.

    Beijocas

    ResponderExcluir