9 de março de 2011

Outro agito

"Que tal uma suspensão dos já conhecidos circuitos para ferver o corpo de outro modo?" Disse-nos de um jeito quase sem querer a desregrada e boa folia de Salvador.

Recebemos o sinal,
não pensamos duas vezes,
obedecemos,
nos organizamos, sem pressa,
sob o olhar do dia que nascia,
e nos lançamos em outro agito.

Resultado: o carnaval 2011 passou em nossa pele sendo também motivo para mergulharmos nas águas do rio Paraguaçu e cruzarmos com o inédito da geografia, ao pisarmos, nada mais, nada menos, do que o lugar onde o vento faz a curva.

Sim, sim, estivemos lá. Trata-se de um recanto guardado no povoado de Coqueiro, um dos pedaços ribeirinhos do mundo, onde somos recebidos com luz incrível, cerveja gelada, fusca azul estacionado na ladeira, samba dos homens-Batman e a melhor mariscada da redondeza.

Ah, além disso, há também um punhado significativo de moscas que ali estão - acredito - para que não nos desconectemos por completo da necessária realidade.

E toda esta farra boa nos tomando porque buscamos alimentar os dias de Momo com as fantasias e as máscaras de Maragojipe. Então, guiados por este desejo, pegamos a estrada, nos entregamos ao astral dos amigos, nos hospedamos na maravilhosa pousada Recanto do Rio, em Cachoeira, e lá fomos nós ao encontro do riso, da dança solta, das imagens tocantas, da roda que gira no sentido da euforia pura e da purpurina leve.

É isto: este ano, optamos por não nos escondermos de um tipo de alegria que brota, quando nossos sentidos estão completamente voltados ao exercício da brincadeira e totalmente despreocupados com a sensação de insegurança.

Vixe como é bom...

2 comentários:

  1. Sarita,

    Que legal esse carnaval! Fico feliz por vcs. Quisera ter podido compartilhar dessa alegria despreocupada. Vários amigos vão a Maragogipe no Carnaval e ainda não chegou a nossa vez. O nome do povoado nos garante que a viagem acontecerá.

    Beijos saudosos,

    Vera

    ResponderExcluir
  2. Adorei ter feito parte do seu agito de carnaval, realmente foi tudo muito encantador!!! E parabéns pela forma graciosa como vc se coloca, como vc brinca com as palavras. Bjinhos
    Elen

    ResponderExcluir