16 de janeiro de 2010

Superação do impeditivo da fronteira e mais estrada

Estou em mais um quarto de hotel. Desta vez, numa cidade brasileira que ainda nem sei o nome. Desembarcamos bem depois da meia-noite, após termos cruzado mais outra fronteira: a que faz divisa entre a Argentina e o Brasil. Por sinal, esta é uma fronteira bastante movimentada e com muitas filas. Ali conhecemos o valor do peso, moeda argentina, que vale bem menos do que o nosso real. Meu lanche, por exemplo, custou R$ 6,00 (Seis reais). O tanto que comi, se fosse comprado numa lanchonete brasileira, seria bem mais caro. Chegamos aqui neste município brasileiro sob uma temperatura mais baixa do que a que estávamos pegando nos últimos dias. Já tomei banho e preciso me recolher porque a previsão de saída em direção a Montevideo é 4 horas da manhã. Isso: saímos do Paraguai, passamos pela Argentina, voltamos para o Brasil e seguiremos para o Uruguai. Sim, o zigue-zague faz parte do nosso movimento e pede paciência. Foi um sábado de muita estrada, após termos conseguido ultrapassar a barreira colocada pela fronteira argentina. Dedicamos o turno da manhã para conseguirmos as recomendações do Consulado, que foi aberto exclusivamente para o nosso atendimento, e, na fronteira que ontem nos barrou, passamos, após muita conversa, explicações e revista de todo o ônibus, que foi completamente esvaziado, ou seja, retiramos todas as bagagens, as quais foram examinadas numa esteira de detectores de metais e outras coisitas, improvisada dentro de uma Van, que fica na extremidade da fronteira. Para animar o dia, tive o lindo pôr-do-sol na fronteira entre a Argentina e o Brasil, e que aconteceu pra lá das 19 horas; a bela vista do Rio Uruguai; o alô que dei para meu amado e meus pais; a mensagem linda que meu pai me passou no celular; a sua saudação para os motoristas, de quem sente "inveja", rs... porque gostaria de estar fazendo esta linda viagem; a cantoria dentro do ônibus e o céu mais que estrelado, que vi com a janela do ônibus aberta e os olhos com lágrimas, pois senti uma pulsação incrível de vida em mim. Como é maravilhoso viver e contemplar! Meu Deus, obrigada por tudo.

Um comentário:

  1. Cara! Que diário mais lindo. Sim, é um diário a respeito da viagem que estás fazendo. Li tbm sobre o menino Jesus. Senti que és uma criatura rara nesses planetas (os dois): da Blogosfera e Terra. Achei teu blog tbm numa viagem por acaso, perdi o mapa e fiquei a deriva. Escreves muito bem e com muita serenidade nos invoca a deslisar pelos textos. Lindo mesmo! Vou te linkar e seguir.
    Fica com Deus!
    esmaques pra ti!

    ResponderExcluir