26 de janeiro de 2010

Sobre Montevidéu, escrito no último dia 19, quando lá eu estava

Meu banho hoje aconteceu antes das 7 horas da manhã. Chovia e um friozinho começava a pairar sobre nossas cabeças. Muito boa a sensação de refresco que chegou com o dia chuvoso, pois estava escaldante o sol da segunda-feira. Acordei muito cedo porque hoje será um dia de agenda cheia. Temos compromissos em várias instituições relacionadas ao Mercosul - experiência latina de integração regional, que se apresenta como um espaço voltato ao mercado comum e tem como países membros a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai.

Como somos muitos caravaneiros, a fila do banheiro incha e é algo a ser enfrentado, sobretudo, neste hostel onde estamos hospedados, pois a quantidade de banheiros é mínima. Trata-se do Che Lagarto, um hostel charmoso, com uma decoração bastante agradável e muito bem localizado. Para se hospedar em um dos seus aposentos, paga-se uma diária que varia entre U$ 18 e U$ 45, e preferencialmente é preciso dispor da moeda local, que é o peso uruguaio, pois não se aceita nenhum tipo de cartão de crédito ou de débito, e o troco, quando o hóspede efetua o pagamento em dólar, normalmente é feito na moeda uruguaia. Convém saber que um peso uruguaio vale aproximadamente R$ 12,00 (Doze reais).

Estamos no centro de Montevidéu, na Praça da Independência, onde uma das coisas mais gostosas de se fazer é apreciar as pessoas sentadas em seus bancos batendo um papo solto; dá uma idéia de cidade onde a interação é fervente e a tranquilidade tem seu lugar garantido, o que se confirma na prática. Afinal, ontem, em minha longa caminhada pela Calle 18 de Julho, uma das principais vias da cidade, fui abordada por algumas pessoas, todas muito gentis e sorridentes.

Ôps! São inúmeras as faces se mostrando em cada nova esquina, e eu preciso de técnicas para catalogar todas as emoções vividas. Ontem, conhecemos a Universidad del Republica, a única universidade pública do Uruguai, onde existem 80 mil estudantes matriculados. A Universidad tem espaço para todos que querem ingressar no ensino superior. É um verdadeiro show de inserção social! Todos nós ficamos boquiabertos.

Além dessa surpreendente descoberta no campo da educação, descobri também que, em Montevidéu, o salário mínimo é aproximadamente R$ 700,00 (Setecentos reais); a coca-cola é muito cara; as praças são frequentadas; as fachadas das casas são coloridas; a água mineral é vendida em garrafa de vidro, e não de plástico; as mulheres se vestem à vontade, abrem mão do salto e recorrem à mochila para transportarem seus pertences; as árvores contornam a margem das ruas; as farmácias existem em um número que não incomoda; há muitas livrarias; os prédios são belíssimos; os táxis são de cor preta e a maioria é Corsa, da Chevrolet; há lugares que lembram Madrid; o cumprimento entre um homem e uma mulher e entre duas mulheres é feito dando-se apenas um beijo de um dos lados do rosto; as calçadas são muito largas, onde é possível caminhar sem disputar o chão com os veículos, e existem 15 milhões de cabeças de gado no País , cinco vezes mais o número de habitantes, que é pouco mais de três milhões.

De um modo geral, os clássicos traços arquitetônicos de Montevidéu convivem muito bem com a atmosfera moderna que a cidade foi agregando à sua estrutura, de maneira que a qualquer momento seus olhos podem bater numa moldura bem trabalhada de uma robusta porta de madeira, numa varanda com lindas flores coloridas ou num edifício de estética contemporânea, com janelas de vidro de modelo recente. Enfim, Montevidéu é um convite à apreciação calma, e, como em suas calles há muito mais livrarias do que farmácias, arrisco dizer que na capital do Uruguai vive um povo mais criativo e menos doente.

3 comentários:

  1. Oi
    Me diz estive la esse ano em Setembro, e a cada 10 pesos equivale a 1 real.
    Não foi isso que vc quiz dizer?

    ResponderExcluir
  2. Sim, sim, é isso. Vou alterar no texto. Valeu!
    Beijocas,
    Sarah

    Ah, aproveita e me diz quem é você. Gostei de saber que encontrou meu blog.

    ResponderExcluir
  3. Ah, mês que vem tô planejando ir a Montevideo. Espero que dê tudo certo! Deve ser muito bom viver lá!

    ResponderExcluir