2 de fevereiro de 2010

Tomada por variadas sensações

Sumi porque as emoções, desta vez, foram incríveis constelações se desabrochando lentamente pelas estradas. E foram muitas e de diversas nuances. Houve frio, fome, chuva, distâncias enormes sem um posto de combustível sequer, posto sem diesel para vender, dor de cabeça causada pela altitude da cidade de Potosí, já na Bolívia, e que está a 4.090 metros acima do nível do mar; dias sem tomar banho, vias com muita lama, quilômetros e quilômetros de estrada de chão, caminhos errados, llamas nos arredores, vulcão, caronas para bolivianos, engarrafamento, conversa deliciosa com Ada e Simón, cidadaõs bolivianos ligados a um movimento social sobre o qual comento depois e que interrompeu uma das vias por onde nosso ônibus precisava passar. Enfim, variadas descobertas em ritmo de vivência intensa. Desde às 4 horas da manhã da quinta-feira passada até hoje, às 2h30 da manhã, nos dedicamos a percorrer o caminho entre Santiago e La Paz. Sim, foram cinco dias de viagem. E entre uma capital e outra? o gigantesco e impressionante Deserto do Atacama, onde vi o sol se pôr, a lua nascer e depois o sol nascer: simplesmente maravilhoso o que experimentei. Além disso, cumprimentei o Oceano Pacífico, onde me banhei e rezei. Que água gelada! Mas, que emoção tomar banho em outro mar que não do Atlântico. Falo do deserto e também do oceano para mostrar a variedade de sensações que me tomou em cinco dias. Estou transbordando de assuntos, e isso me deixa alucinadamente feliz. Adoro ter o que contar.

4 comentários:

  1. Sara,
    Obrigada por nos brindar com tamanha sensibilidade e por compartilhar um pouco do muito que vivenciou...de certa forma acompanhei vcs e imaginava o frio, o mal estar com as altas altitudes, sofria por ve-los no "meio do mundo" sem nenhuma habitaçao por perto e por, através do meu filho, saber o quanto somos atirados e despreocupados quando jovens, imaginei que podiam nao ter levado alimento suficiente para a travessia. Me penitenciei por nao ter "pagado o mico" de comprar coisas e dar pra Davi levar o que poderia dividir com o grupo ... fiquei tb imaginando a visão da lua na paisagem arida e completamente diferente pra maioria de vcs... chorei quando o "bendito" GPS parava e parecia estar desligado, mas tb quando vizualizava a estrada tortuosa e percebia que nao estavam na via principal que o mapa indicava...tive vontade de dar palmadas em todos vcs quando vi que sairam ja noite de oruro (???) rumo a la paz... mas que felicidade quando acordei e vi que estavam num grande predio redondo em La Paz... Que Deus proteja todos vcs... que continuem essa jornada se encantando, mas que a viagem seja menos ardua daqui por diante..se cuidem uns aos outros... que continuem em segurança dizendo sim aos chamados da vida..abço marilia.fontoura@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Sarita,

    Hoje chegamos na praia da Paciência ás 6:50 com 3 rosas amarelas. Era tarde, por isso, Paulinho não levou a sua máquina para tirar as belas imagens que veria. Dentre os vários terreiros reunidos, tomei a bênção de um pai de Santo que derramou pipoca e alfazema em minha cabeça. Paulinho também se ajoelhou na areia depois de mim. Perguntei a um percussionista de qual terreiro eles eram: "do terreiro de pai Miro, de Feira de Santana!" Então pude ler tudo o que estava escrito ali. Hoje, dia de Yemanjá, eu sentaria no PC para ler todos os seus relatos de viagem e te dizer que dei de presente de aniversário pra Elisa Lucinda, o livro de Renata Belmonte com a sua dedicatória, dizendo-lhe que o presente era nosso. Quando o ganhei de vc, não quis te falar que já o tinha comprado da própria Renata. Assim, copiei a sua dedicatória e vou te dar para que vc a escreva de novo no meu volume. Fiz um cartão explicando a Elisa que no dia em que ela escolhera passar o seu aniversário festejando com a rainha das águas, na casa de Carlos Gregório, eu a estava presenteando com um cartão com o designer do meu companheiro, a expressão superlativa e carinhosa do nosso grupo através de suas palavras e um livro de uma autora baiana.
    Pra você o meu carinho e minhas saudades,
    Vera

    ResponderExcluir
  3. Oi Saroca! imagine, até eu to aqui me deliciando de sua viagem..., senti com certeza a prezença de D. Linezia quando voc disse " me banhei no oceano pacifico e rezou" estou aqui a contemplar e torcer por você. ( já deve tá sabendo que Romenique passou na segunda faze da UFBA) é mais uma vitória pra nós todos) Um grande abraço.
    Zelia

    ResponderExcluir
  4. Ai! Que eu já não aguentava mais, de saudades.
    Já estava ficando preocupada, mas, tinha certeza que você estava carregando as baterias, e logo nos presentearia, com sua viagem deliciosa.
    Deus lhe abençoe.
    Bjs

    ResponderExcluir