7 de fevereiro de 2010

Primeiras horas no Peru

Dias que passam com sabor novo, sono que chega após o cansaço, e a sede de conhecer cada pedaço de tudo cresce sem cessar dentro de mim. Por isso, eu grito: estou muito ampliada e certa de que nosso continente é lindo! Há dois dias navegamos o Lago de Titicaca, lago de maior altitude do mundo, e muito mais fizemos desde que escrevi aqui. Não posso deixar de dizer que é um alimento d'alma cumprimentar suas águas. Recomendo, e como recomendo!

Já estamos no Peru, após uma saída suave e engradecedora da Bolívia, lugar que me fez um apelo reflexivo sem igual até aqui. Nenhum outro país me deixou tão chamada a leituras de cunho de todas as ordens, como a terra que tem "duas" capitais: La Paz como a capital administrativa e legislativa, e Sucre como a capital jurídica. Após a passagem por algumas localidades bolivianas, meu diário de bordo ficou ainda mais recheado de anotações e me pedindo atenção. Inclusive, informo que já esgotei uma cadernetinha e inaugurei outra. Que maravilha preencher folhas em branco com palavras que me ensinam e me tocam!

Agora, escrevo de um hotelzinho de beira de estrada, na cidade peruana de Chala. Estamos à espera do café da manhã, olhando para o Pacífico. Que luxo! Cruzamos novamente esta novidade de oceano. Desde ontem, nosso contato com suas águas foi retomado, mas, desta vez, sem chance para banho. Do ônibus, o vimos, quando adentramos a rodovia Panamericana, que é uma loucura de estrada: 48 mil quilômetros, mas pegamos somente um trecho. E que trecho! Estreito, com túneis e beirando o mar. O cheiro de maré completa o visual que encanta e assusta ao mesmo tempo.

Nesta viagem, as estradas são um capítulo a mais em minhas observações, que agora precisam ser recolhidas, pois o café chegou. Como sempre, nescafé, pois é assim que nos servem em todos os lugares por onde passamos. Ai que vontade de tomar café de café, como diz minha amiga Aidil.

2 comentários:

  1. Dessa vez além de viajar, eu vi também o filme, com todas imagens... Hotelzinho, café, estradas com túneis, cheiro de mar, cadernetinha, e os Oceanos!
    Só mesmo Sarah Roberta, pra nos causar tal sensação!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Linda, amiga! Que vontade de estar aí com você! Esta viagem (escrevi "voagem") parece mesmo algo extraordinário, sobretudo como é relatada por esta criatura tão sensível ao que se mostra e insinua a vida. Ver o Pacífico, sentir o cheiro de mar...tomar Nescafé (eu tomo sempre) querendo o outro passadinho na hora...gostoso demais...saboroso como tudo que vc comenta. Beijão, aproveite bem este périplo pelo Cone Sul...Vai subir pela AL também? Adorei as fotos da Bolívia (a da criança é demais!). A Cordilheira dos Andes é superimponente! Bom, até março! Vou tentar voltar aqui no seu blog mais vezes, mas vc sabe que estou naquela superconcentração para tentar redigir minha tese. Ah! Já não aguento mais este mantra! Abração!

    ResponderExcluir